A Excellence Esporte e Lazer é uma empresa que promove o bem-estar físico,mental e social em condomínios, empresas e SPA através de atividades físicas para todas as idades e objetivos. Orientadas por profissionais especializados, a Excellence oferece o que há de melhor e mais moderno no mercado Fitness.


É ATIVIDADE FÍSICA PARA TODA A FAMÍLIA AO ALCANCE DO ELAVADOR !


Contatos:
Tel: (21) 7879 4573
Email: excellencefit@hotmail.com

segunda-feira

Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão‎

Nesta segunda-feira, dia 26 de abril, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Como esse é um assunto muito sério, esclarecerei algumas dúvidas sobre a hipertensão, benefícios da atividade física e como fazer os exercícios físicos com total segurança.


Hipertensão: o que é preciso saber

A hipertensão é uma doença crônica degenerativa comum à população e com grandes chances de desenvolver complicações, tais como acidente vascular cerebral (AVC) – derrame – infarto, aneurisma e insuficiência cardíaca.
Muitas pessoas sequer conhecem o seu diagnóstico, porque se trata de uma doença silenciosa, e acabam buscando tratamento apenas quando as suas conseqüências levam à ocorrência de distúrbios cardiovasculares mais graves, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

O paciente hipertenso deve ser tratado com medicamentos que controlem efetivamente a pressão sanguínea. Seu uso deve ser contínuo, diário, nas doses e horários recomendados pelo médico. Uma pessoa é considerada hipertensa quando possui pressão arterial igual ou maior que 14 por 9 com certa freqüência.

Benefícios do exercício físico regular em hipertensos :

Após algumas semanas de exercício físico (EF) regular, o hipertenso se beneficia dos efeitos agudo tardio e efeito crônico sobre a PA. Estima-se que este último diminua ao longo do tempo a PA sistólica em 4 a 9 de mmHg .

Além disso , a prática regular de EF ajudará no combate de outros fatores de risco associados à hipertensão arterial : obesidade , altos níveis de açúcar (podendo chegar até o diabete ) , triglicerídeos e LDL-C ( " colesterol ruim" ) elevados ou baixos níveis de HDL-C ( " colesterol bom" ) .

Outro ganho é a diminuição do nível de ansiedade e do nível de estresse, melhora da auto-estima e de sintomas de depressão.


Prescrição de exercícios físicos em hipertensos:

O hipertenso deverá realizar um exercício físico ( EF ) aeróbico ( caminhar , pedalar , dançar , correr , hidroginástica ou natação ) , pelo menos 3 a 5 vezes por semana ( 5 vezes nos pacientes que necessitam perder peso ).

Recomenda-se ainda a realização de EF de resistência ( musculação ), usando uma carga baixa ( menos de 50% da carga total ) , com um número de elevado de repetições para cada grupo muscular .

A duração da sessão principal de EF aeróbico deverá ser de 30 até 60 minutos ( pacientes que desejam perder peso ) , além de um período inicial de 5 minutos de aquecimento , 15 minutos de EF de resistência e 5 minutos de relaxamento.

A intensidade do EF deverá ser moderada e calculada a partir da freqüência cardíaca máxima ( FCM ) , que é 220 menos a idade ( exemplo: um indivíduo de 50 anos terá uma FCM de 170 batimentos por minuto ).

Recomenda-se uma freqüência cardíaca de 50 a 70% da FCM para sedentários e 60 a 80% da FCM para hipertensos condicionados. O uso de monitores cardíacos é útil para o controle da intensidade do EF.

Em pacientes que usam betabloqueadores ou bloqueadores dos canais de cálcio, drogas que impedem o aumento da freqüência cardíaca durante a sessão de EF, deverão utilizar a percepção do EF para calcular sua intensidade (sentir cansaço, no entanto, sem ficar ofegante, conseguindo falar uma frase inteira enquanto realiza o EF ).

A presença de níveis elevados de pressão arterial ( pressão arterial ) , como uma pressão arterial sistólica e/ou diastólica igual ou maior que 180/110 mmHg, contra-indica temporariamente a prática de EF.

fonte: American College of Sports Medicine

Nenhum comentário: