A Excellence Esporte e Lazer é uma empresa que promove o bem-estar físico,mental e social em condomínios, empresas e SPA através de atividades físicas para todas as idades e objetivos. Orientadas por profissionais especializados, a Excellence oferece o que há de melhor e mais moderno no mercado Fitness.


É ATIVIDADE FÍSICA PARA TODA A FAMÍLIA AO ALCANCE DO ELAVADOR !


Contatos:
Tel: (21) 7879 4573
Email: excellencefit@hotmail.com

terça-feira

A importância da avaliação física

A Avaliação Física é um importante processo no treinamento esportivo ou ainda, na prescrição de exercícios físicos para saúde ou estética. Através dela, o profissional de Educação Física poderá identificar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (tabagismo, hereditariedade, alteração no colesterol, alteração do açúcar no sangue, sedentarismo, dentre outros). Além disso, poderá, ainda, avaliar a maior necessidade do individuo, seja para melhora do desempenho esportivo, aumentar o VO2máx, reduzir peso ou ainda reduzir percentual de gordura.
A Avaliação Física também auxilia o profissional a estabelecer metas para o aluno a partir da identificação dos déficits apresentados, seja para melhorar o VO2máx, o desempenho esportivo, reduzir peso ou percentual de gordura, nunca esquecendo dos objetivos impostos (e necessários) pelo aluno.
Através da Avaliação, o profissional de Educação Física terá parâmetros para identificar a melhor atividade para o aluno e também a intensidade e a freqüência desses exercícios para que se trabalhe dentro da zona de treinamento, a qual é individual.
A Reavaliação deverá ser realizada após um período de no mínimo 30 dias de exercícios físicos, para identificação dos resultados. Assim, o profissional analisará se será necessária a mudança do programa de exercícios ou poderá mantê-lo, alterando apenas a quantidade a ser realizada.
Quais os itens de uma Avaliação Física?


Os principais são:

- Anamnese (entrevista)

- Altura

- Peso

- Índice de Massa Corpórea

- Relação Cintura x Quadril

- Percentual de Gordura
- Percentual de Massa Magra

- Circunferências

- Avaliação Postural

- Encurtamentos Musculares

- Diâmetro ósseo

- Dores articulares

Quais os materiais utilizados na Avaliação Física?

- Adipômetro Clínico

- Frequencímetro

- Estetoscópio

- Esfigmomanômetro

- Balança

- Trena

- Banco de Wells (Flexibilidade)
Dicas

- Faça Avaliação Física e, periodicamente, uma reavaliação. Desta forma, você sempre saberá se seus objetivos estão sendo alcançados e ainda previne problemas com sua saúde.

- Utilize um frequencímetro durante o exercício, a fim de saber se está na freqüência cardíaca certa para atingir seu objetivo.

- Procure um profissional de Educação Física habilitado (formado e com registro no CREF), para orientá-lo durante o exercício, bem como prescrevê-lo.

Nenhum comentário: